segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NO RUMO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO

NO RUMO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO



No Brasil, a Fundação Nacional da Qualidade criou um modelo de Excelência de Gestão, enfocada em esteios teóricos para propiciar ou oportunizar uma boa administração.
Do amálgama desses fundamentos (esteios) foram estabelecidos critérios de execução administrativa em busca da excelência da gestão.
Esse movimento, em boa hora, percorrendo os caminhos da visão ampliada, de mãos dadas com a percepção das modernidades em curso, chegou aos bastidores do segmento empresarial do comércio deste país.
O SICOMERCIO, através da CNC, esplanadas as necessidades de engajamento efetivo e multiplicador, decidiu implantar o SEGS no seio do Sistema FECOMERCIO estabelecendo mecanismos de avaliação a partir das bases do Sistema, seguida de uma reciclagem no pomo gestor dos sindicatos filiados, após avaliação das respectivas gestões, métodos praticados; análise dos planos estabelecidos, das estratégias aplicadas, dos resultados práticos dessas gestões, da aferição da representatividade, enfim, na tentativa de fotografar o “status quo” e trazer possíveis contributos com vistas à necessária adequação proposta. Eis o que representa o projeto designado de SISTEMA DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO SINDICAL – SEGS.
O SISTEMA FECOMERCIO NO RIO GRANDE DO NORTE, hoje sob a presidência de MARCELO FERNANDES DE QUEIROZ, incorporou os fundamentos da excelência da administração, por oportuno e necessário ao progresso do próprio mecanismo organizacional, adequando-se às mudanças que o momento exige, com o objetivo de contemporanizar a arte da gestão para o melhor desempenho possível, cuja evidência não se pode questionar, ratificada que está pelos fatos.
Há uma circunstância factual que necessita ser explicitada neste artigo. A FECOMERCIO não tem em sua planilha gestora o segmento da competitividade, face ao seu caráter de representatividade do segmento do comércio em nosso Estado, mas todo seu direcionamento gestor está voltado para a defesa dos interesses da classe empresarial que lidera e, nisso, temos de aplaudir o trabalho permanente da atual administração, que se mostra incansável nessa luta, sobretudo junto aos governos, municipais e estadual e, ainda, através da CNC, na constante busca do apoio das bancadas de nosso Estado, na Câmara Federal e no Senado, sempre hasteando nossa bandeira com dedicação e muita garra.

Jansen Leiros
Advogado, articulista e escritor

Nenhum comentário: