quinta-feira, 11 de dezembro de 2008



LIÇÃO PARA TODA A VIDA
Dalai Lama

*INSTRUÇÕES PARA TODA VIDA*

*1. Leve em consideração que grandes amores e conquistas envolvem grande
risco.*

*2. Quando você perde, não perca a lição.*

*3. Siga os três R's:
* Respeito a si mesmo.
* Respeito aos outros.
* Responsabilidade por todas suas ações.*

*4. Lembre-se que não conseguir o que você quer, é algumas vezes um grande
lance de sorte.*

*5.* *Aprenda as regras de maneira a saber quebrá-las da maneira mais
apropriada.*

*6. Não deixe uma disputa por questões menores ferir um grande amigo.*

*7. Quando você perceber que cometeu um erro, tome providências imediatas
para corrigí-lo.*

*8. Passe algum tempo sozinho todos os dias.*

*9. Abra seus braços para mudanças, sem abrir mão de seus valores.*

*10. Lembre-se que o silêncio é algumas vezes a melhor resposta.*

*11. Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e
pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.*

*12. Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.*

*13. Em discordâncias com entes queridos, trate apenas da situação corrente.
Não levante questões passadas.*

*14. Compartilhe o seu conhecimento. Esta é uma maneira de alcançar a
imortalidade.*

*15. Seja gentil com a terra.*

*16. Uma vez por ano, vá a algum lugar que você nunca esteve antes.*

*17. Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor mútuo
excede o amor que cada um precisa do outro.*

*18. Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão para
conseguí-lo.*

*19. Entregue-se total e irrestritamente ao amor e a cozinha.*





Vejam amigos,

Somente espíritos de gabarito superior têm a condição de filosofar com a vida. Filosofar, em razão da profundidade dos assuntos que envolvem o contexto vivencial de cada um. Antes de mais nada, esses comentários que ouso fazer, são um agradecimento ao Avatar Dalai Lama, um dos representante das esferas superiores, deste planeta.

1º - De fato, considerando o ambiente onde estivermos estagiando, as conquistas, quer no campo das realizações meramente materiais, ao nível ambiental, em razão da densidade onde nos encontramos ou onde nos inserimos, envolve riscos. Riscos que englobam seu entorno; riscos subjetivos, como o constrangimento, a contrariedade, a inconformação, a insensatez, a inveja, a conturbação psicológica, enfim, muitos senões à alma envolvida.
2º - Na ocorrência de perdas, busque a serenidade, mergulhe para dentro de seu eu e tente assimilar a lição da vida. Ela será um certificado de vitória sobre nós mesmos. Tal procedimento nos remete à aceitação da importância do respeito à nossa individualidade.
3º - Quando ao respeito aos outros, essa é uma temática que implica em maturidade de nossa alma. Faz-se necessário entender que somos todos iguais, pois nascidos de uma única origem. A origem divina, apesar de simples e ignorantes. Impõe-se-nos retornar ao Criador através da evolução, isto é, através de crescimento ascensional e expansivo. O que implica dizer, crescer em todas as direções até alcançar o Pai da Vida. Ora, diante dessa assertiva, não há como enxergar os outros, senão, como a nós próprios. Porque tem o mesmo DNA espiritual. Além disso, nosso direito termina quando o do outro começa. Eis a grande questão. Respeito é sinônimo de consenso. Consenso é procedimento harmônico.
4º - Quando à responsabilidade por nossas ações, o enunciado está inserido na Lei de Causa e Efeito; na Lei da Ação e Reação. Não há exceções! É uma lei da vida cósmica, na faixa etária em que nos encontramos, na jornada espiritual. Não é à toa a máxima de Jesus: “a cada um segundo as suas obras.”
5º - As leis existem e atuam, ou vigem, até que outra lei a suplante, a revogue. Aprendendo as regras legais, cósmicas ou humanas, aprenderá a evitar problemas delas decorrentes.
6º - A amizade é algo precioso. Cultive-a sempre para mantê-la de pé.
7º - Quando perceber que cometeu um erro, trate de corrigi-lo. Use a sinceridade de sua alma. Harmonize-se com o DEUS que habita você.
8º - De fato, o isolamento é instante muito pertinente à meditação. Na meditação, aprende-se a sintonizar-se com esferas mais amplas e de maior vibração. Se fizermos isso cada dia, meia hora, por exemplo, teremos ganho muito na capacidade de percepção das coisas, no sentido vertical para enxergarmos além das aparências.
9º - É verdade que os valores que acumulamos devem ser preservados, porém, jamais devemos nos esquivar às mudanças sugeridas. Analisemo-las e, se convier, absorvamo-las.
10º - Concordo com a assertiva de que, às vezes, o silêncio é uma grande resposta,
pouco importando que o interlocutor se aperceba ou não. Vale o entendimento de DEUS, que está em cada um de nós.
11º - A honradez é um valor básico, obviamente quando essa honradez se embasa em princípios de boa ética. Vivendo assim, teremos a alegria de sentir os prazeres do passado, embalados no presente.
12º - O AMOR é a tônica da mensagem do Mestre Jesus. É o elemento de equilíbrio energético, É força de impulsão! É energia criadora! É a Paz vivenciada! É a Luz dos espaços estelares! É a divina força de DEUS em nós.
13º - Guardar a certeza de que o passado, passou, é o melhor remédio para esquecermos sua pregressa existência. Ao tratarmos o hoje; dos resultados de ações precedentes, esqueçamos as causalidades para construirmos um amanhã de harmonia. As águas que passam, não voltam ao mesmo leito com a mesma vestimenta.
14º - Tudo o que conseguirmos sedimentar, merece ser repassado. Não tema nada! Quem os assimilar é porque já alcançou a condição de absorve-los.
15º - Amar a terra que lhe abriga é gesto de gratidão. Sejamos gratos e receberemos amor através dos “zilhões” de formas que a vida nos oferta.
16º - Deslocar-se para lugares ainda não conhecidos é oportunidade de adquirirmos maiores conhecimentos. Não percamos essas oportunidades.
17º - O equilíbrio do AMOR. Sim! Esse equilíbrio é o somatório dos sentimentos daqueles que compõem o relacionamento e que deverá ser maior do que o sentimento das individualidades.
18º - Às vezes, somos bem sucedidos e nos jactanciamos disso. O importante, porém, é sabermos aferir a importância desse sucesso pelo que tenhamos tido a necessidade de renunciar, para obter aquela vitória.
19º - O décimo nono item do Dalai Lama é uma ratificação da doutrina do Mestre Jesus. AMAR sobre todas as coisas. AMAR A TUDO! AMAR A TODOS! Como DEUS é a essência da vida de tudo, está no T O D O.
20º - E EU, na minha pequenez, subdivido o último item para declarar que a última parte do penúltimo é a faculdade de apurar o paladar, mas sobretudo, aprendendo que, cuidar do corpo é uma oportunidade de aprendermos a criar as condições da VIDA, em cada fase, em cada esfera, em cada dimensão, em cada etapa, em cada instante da eternidade de DEUS.

Nenhum comentário: