segunda-feira, 1 de dezembro de 2008



AINDA SOBRE O TEMA GESTÃO


Analisando o contexto introdutório do projeto SEGS – Sistema de Excelência de Gestão Sindical. Pode-se concluir que o objetivo final desse sistema é a execução de um trabalho, objetivando a construção de uma boa hierarquia de funções para obtenção do sucesso desejado.
O fundamento dessa hierarquia está em saber aplicar as funções definidas no projeto, observando-se, sempre, as indicações do gestor.
Daí a necessidade do amadurecimento de quem sobe ao pódio da gestão, pois impõe-se ter um perfil de maturidade, de discernimento, senso de justiça e, além disso, de boa fé. Impõe-se exercer liderança, ter equilíbrio e sobriedade, pois a autoridade não se estabelece pelo mando, mas pelo traço de ética interior, nascida da percepção aguçada e da visão límpida, além das aparências.
Este é o segredo para gerir-se bem. Com qualidade e sucesso. É assim que se constrói o futuro de uma entidade.
Formado nesses princípios, o gestor saberá enfrentar as críticas e as hostilidades que possam advir em face de seu comando e saberá, também, ser imparcial em suas resoluções.
É consenso que um gestor, por discernimento, deverá ouvir os que o antecederam, analisar seus exemplos, bem assim, observar o conteúdo de suas verbalizações a fim de proceder melhor garimpagem e, também, ouvir aqueles que apresentem um histórico de longas etapas percorridas, estabelecendo parâmetros seguros e confiáveis para suas decisões.
Com esse perfil, o gestor, seguramente, saberá definir suas estratégias e por elas pautará suas ações.
Outra premissa para o gestor é ter a convicção de que nada é estático no entorno do comando das entidades, razão pela qual, de quando em vez, impõe-se ajustes em razão das conjunturas apresentadas e das necessidades delas decorrentes.
Na oportunidade, entendemos que merece nosso aplauso a implantação do SEGS, a fim de que se possa quebrar a força do isolacionismo e se fortaleça o espírito sistêmico, para que o segmento possa crescer em uníssono, repelindo, pela coesão das forças, os movimentos adversos à natureza do associativismo empresarial que lidera e que embasa o espírito do SICOMERCIO.

Jansen dos Leiros
Advogado, articulista e escritor

Nenhum comentário: