terça-feira, 16 de dezembro de 2008



E por falar
em meritocracia

Para Michael Young, autor de “Rise of the Meritocracy”, a semântica da palavra mérito não seria a mesma registrada nos dicionários. Teria, sim, o sentido de valor diverso, fruto de determinada posição social ocupada pelo candidato, ou pura e simplesmente da amizade de quem pudesse indicar determinado o ditulado como possuidor do mérito, com ausência, porém, de uma medida específica ou uma tabela de valores aferíveis.
Hodiernamente, entretanto, a meritocracia parece obter nova posição para indicar aquele efetivamente possuidor de qualidades dimensionáveis, cuja aferição é feita com parâmetros confiáveis, pois embasados na consistência do conteúdo, em relação às observações realizadas. De qualquer forma, a meritocracia contempla as colocações conseguidas pelos méritos pessoais. Aquelas efetivamente comprovadas, reconhecidas.
Se a examinarmos por um ângulo mais ético, a meritocracia proporciona maior justiça do que outros sistemas de hierarquia, pois que não são colacionados ao processo, elementos como raça, sexo, cor. riqueza ou posição social.
A meritocracia, em seu conteúdo, contempla habilidades da inteligência e o exercício do esforço criativo.
Entretanto, há quem use a expressão “mérito” como sendo um valor advindo da competitividade. Ou seja, o vencedor tem o mérito da vitória alcançada. É o resultado decorrente da disputa.
Há gestões miritocráticas que enfatizam o talento, a educação formal, a competência em detrimento de outros parâmetros, já usados anteriormente, tais como as classes sociais, as etnias, os sexos.
De todas essas questões acima apresentadas, um questionamento se faz: qual será a definição correta da expressão mérito?
Para os que fazem a administração da Fecomercio RN, a meritocracia se lastreia nas habilidades adquiridas pelo esforço próprio de cada um, pela inteligência, pela ética comportamental e pelo desempenho funcional, embasado nos objetivos da gestão.
Nossos aplausos aos que assim pensam, pois assim será o mundo de amanhã.

Jansen dos Leiros
Advogado, articulista e escritor

Nenhum comentário: