FILOSOFIA DA EXCELÊNCIA NA GESTÃO
Nos dias modernos, em decorrência de uma série de circunstâncias que se imiscuíam e ainda permeam o mundo da produção, em curto espaço de tempo foram sendo estabelecidos novos padrões técnicos no campo da gestão, visando oportunizar a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos.
De fato, a palavra chave “qualidade”, que se constitui, modernamente, o elemento propulsor do sucesso nos mercados e que induz, conseqüentemente, a aposição do cobiçado carimbo da “excelência de qualidade”, isto é, aposição para aqueles que passam pelos critérios e exigências estabelecidas para a colocação do selo da “excelência”.
Essa é a visão de hoje! Este é o conceito para o sucesso do mercado.
Partindo dessa premissa, a fim de obtermos essa qualificação, necessitamos adotar critérios que nos levem às ferramentas operacionais geradoras desse algo mais, desse “plus”, a “excelência de qualidade”.
No Brasil, na década de noventa (90), foi criado o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), em absoluta sintonia com os padrões mundiais de gestão de excelência.
Naturalmente, que a adoção de tais critérios e padrões, sofreram adaptações, para harmonizarem-se ao quadro das realidades brasileiras, na criação do PNQ.
Essa filosofia cresceu em todas as direções. Estabeleceu-se em foro de globalização e ganhou hegemonia. Segui-la seria sinônimo de bom senso.
O Sistema de Excelência de Gestão Sindical, desenvolvido pela CNC, – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, otimizada por uma equipe de técnicos de respeitável nível nacional, tem como objetivo principal a proposição de gestão estratégica a partir das bases do sistema, ou seja, a partir dos sindicatos, em espiral concêntrica na direção do ápice (SICOMERCIO). Daí a necessidade de o trabalho ser iniciado pela absorção dessa nova filosofia, conscientizando cada uma das células sindicais patronais da importância de que sejam elaborados seus respectivos planos estratégicos, com base nos projetos que visem o crescimento de cada unidade sindical.
Com lastro nesse propósito, de desenvolver a qualidade da gestão em busca da excelência, a CNC, fulcrada no PNQ, promoveu a elaboração do projeto SEGS, priorizando as necessárias adequações para o sistema sindical patronal, no qual se estrutura a própria CNC, alçada ao topo da pirâmide patronal, para a obtenção do crescimento harmônico, consciente e planejado, que fará deste segmento empresarial um ícone do progresso institucional.
Parece-nos imperioso concitar os demais sindicatos componentes da base de nossa confederação, a promoverem os estudos necessários à assimilação do conteúdo do SEGS e, via de conseqüência, darem-se as mãos nessa tarefa de alcance panorâmico e promissor.
Jansen dos Leiros
Advogado, articulista e escritor
Nos dias modernos, em decorrência de uma série de circunstâncias que se imiscuíam e ainda permeam o mundo da produção, em curto espaço de tempo foram sendo estabelecidos novos padrões técnicos no campo da gestão, visando oportunizar a melhoria da qualidade dos produtos oferecidos.
De fato, a palavra chave “qualidade”, que se constitui, modernamente, o elemento propulsor do sucesso nos mercados e que induz, conseqüentemente, a aposição do cobiçado carimbo da “excelência de qualidade”, isto é, aposição para aqueles que passam pelos critérios e exigências estabelecidas para a colocação do selo da “excelência”.
Essa é a visão de hoje! Este é o conceito para o sucesso do mercado.
Partindo dessa premissa, a fim de obtermos essa qualificação, necessitamos adotar critérios que nos levem às ferramentas operacionais geradoras desse algo mais, desse “plus”, a “excelência de qualidade”.
No Brasil, na década de noventa (90), foi criado o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), em absoluta sintonia com os padrões mundiais de gestão de excelência.
Naturalmente, que a adoção de tais critérios e padrões, sofreram adaptações, para harmonizarem-se ao quadro das realidades brasileiras, na criação do PNQ.
Essa filosofia cresceu em todas as direções. Estabeleceu-se em foro de globalização e ganhou hegemonia. Segui-la seria sinônimo de bom senso.
O Sistema de Excelência de Gestão Sindical, desenvolvido pela CNC, – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, otimizada por uma equipe de técnicos de respeitável nível nacional, tem como objetivo principal a proposição de gestão estratégica a partir das bases do sistema, ou seja, a partir dos sindicatos, em espiral concêntrica na direção do ápice (SICOMERCIO). Daí a necessidade de o trabalho ser iniciado pela absorção dessa nova filosofia, conscientizando cada uma das células sindicais patronais da importância de que sejam elaborados seus respectivos planos estratégicos, com base nos projetos que visem o crescimento de cada unidade sindical.
Com lastro nesse propósito, de desenvolver a qualidade da gestão em busca da excelência, a CNC, fulcrada no PNQ, promoveu a elaboração do projeto SEGS, priorizando as necessárias adequações para o sistema sindical patronal, no qual se estrutura a própria CNC, alçada ao topo da pirâmide patronal, para a obtenção do crescimento harmônico, consciente e planejado, que fará deste segmento empresarial um ícone do progresso institucional.
Parece-nos imperioso concitar os demais sindicatos componentes da base de nossa confederação, a promoverem os estudos necessários à assimilação do conteúdo do SEGS e, via de conseqüência, darem-se as mãos nessa tarefa de alcance panorâmico e promissor.
Jansen dos Leiros
Advogado, articulista e escritor
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