segunda-feira, 12 de janeiro de 2009


Um Paraíso, onde reina um Pirilampo
Muitas vezes, ou quase sempre, o cidadão urbano, cidadino ou metropolitano, como queiram adjetivá-lo, envolvido no bulício das cidades hodiernas, onde quer que estejam, impacta-se com o conjuntural, com o mesmismo da vida, contraditoriamente caótica, saturado pela companhia de seus circunstantes habituais, pressionado pelas exigências do social e funcional asfixiantes. Por essas razões, ensaia buscar uma fuga, mesmo efêmera, para procurar outros ares, o bucolismo das chácaras, das quintas, das granjas, dos sítios, das praias mais afastadas. Procura repousar à sombra dos pomares ou aventurar-se na subida das serras, onde a temperatura se torna mais acolhedora e amena. Tudo isso, sem dúvidas, na tentativa de cortar os liames com o dia a dia da cidade e encontrar-se com a natureza, geralmente acolhedora e serena. Nesses ambientes onde o gorjear das aves se constitui aberturas envolventes de sinfonias sonhadas pelas mentes cansadas, atribuladas, carentes de repouso reparador.Pois bem, a ansiedade pelo bucólico me induziu a fugir nesse final de semana e, quando me dei conta, estava chegando a um pequeno paraíso denominado Quinta dos Pirilampos, chácara acolhedora de nosso amigo Pedro Simões Neto e sua Jailza, (especializada em receber bem) casal de nosso meio aristocrático e cultural, que tão bem sabe aliar sua erudição à virtude da caridade verdadeira aos carenciados da vida, principalmente os “nordestinados” pela vida.. Além desses valores que lhe são natos, pois nasceu quase gênio, é possuidor de uma simplicidade que impacta aos curiosos e abelhudos.
A Quinta dos Pirilampos, encravada em Tabatinga, município de Macaíba, tornou-se uma manjedoura de Paz, onde se consegue renovar as energias perdidas e apascentar a alma carente de esperanças. Passar algumas horas na Quinta dos Pirilampos e proceder-se a uma terapia com a “Médica Natureza”, emoldurando-a com as pérolas verbalizadas por Pedro Simões, como o ancestral “Pedro Simão” – o pescador – do qual Jesus afirmou ser “a pedra' fundamental de sua filosofia crística.
Pedrinho de Dr. Persílio nasceu de uma Esmeralda e é possuidor de outro tesouro: a pedra preciosa do espírito, polidora das almas, em busca do espiral ascendente e expansivo da evolução dos seres humanos.

Jansen dos Leiros
Advogado, articulista e escritor

Nenhum comentário: