sexta-feira, 16 de janeiro de 2009


OUTROS ASPECTOS DA GESTÃO

No que pertine à gestão, sob uma visão contemporânea, os embasamentos são, de uma forma didática, piramidais. Apoiados nessa tese, visualizamos a gestão sob três momentos distintos. De fato, são fundamentos dimensionados na teoria do “espaço-tempo”.
São, como foi dito, enfeixados numa trindade de seqüência racional o Passado, o Presente e o Futuro.
De fato, essa é uma divisão do tempo, definido e dimensionado em seu próprio contexto.
Aparentemente filosófico, certamente, todo o bom gestor necessita estar consciente do “status quo” da entidade que comanda, para, com base em seu passado e a conjuntura do presente, ter a segurança de projetar seu amanhã lastreado na lei de causa e efeito, Todo gestor há de estar seguro do hoje, como resultado das ações do ontem e deve induzir os procedimentos do hoje para estimar os efeitos no amanhã. Seu campo de trabalho está contido na tábua do tempo, que não pode ser reavido na medida em que passa, em que segue para o futuro.
O gestor há de perquirir sobre as ações da causalidade que passaram a ser geratriz das conseqüências eclodidas na contemporaneidade, pois hoje, vivemos os efeitos do ontem, como resultado. Porém, é o hoje, também o impulso de novas ações causais, projetando o conseqüente amanhã. Diante dessas assertivas de filosofia elementar, toda entidade, para ter uma gestão bem procedida, necessita de ritmo harmonioso,certo e seguro.
Vistos esses aspectos, enfoquemos outra pirâmide para o bom resultado da gestão: a ética no comando, o controle na economia, o respeito à lei constituída. Daí, o refrão: “Faz parte da ética empresarial, cumprir a lei e as normas que são o esteio da segurança e da qualidade.”

Na busca dos resultados da gestão, temos ainda, alguns esteios nos quais nos apoiaremos: os objetivos do comando; as estratégias eleitas, os planos aprovados e, em seguida, as ações

Nenhum comentário: