sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Meu querido irmão Ciro José! Não fora eu cauteloso com minha hipertensão, medicando-me regularmente, teria sido acometido de um brutal acidente cárdio vascular, motivado pela emoção súbita. É que seu texto de reflexões, eruditamente elaborado, pensado e refletido numa amálgama, cujo pálio maior é sua cultura clássica, bem direcionada e bem posta deixou-me em estado de graça, porque suas palavras são, antes de tudo, uma forma carinhosa de sua expressão que é bem própria do seu fraternismo.
Arthur Clarke, como todo pisciniano, parece ter sido um navegador de sonhos. Sua ficção cientifica como o conto “The Sentinel” deu origem ao filme 2001 Uma odisséia no espaço e o premiado em encontro com Rama. Na verdade sem pretenções maiores desde muito cedo senti que a ficção me rodeava com a diferença que o meu mundo era restrito na condição de menino do interior cujo cenário era ainda muito pobre. Assim sou grato ao amigo, ao irmão, ao companheiro de ideais pela benesse de seu afago ao meu espírito com sonhos de crescimento interior. De fato não existe muito mérito no trabalho literário pois, foi-me ditado ao coração e à memória pelo meu milenar amigo Herculano. Minha postura é de um simples “escriba”, mas, acalentado pela sua gentileza peço licença para divulgar essa sua primorosa reflexão àqueles que navegam pelo meu blog









ALELUIA DO HOMEM NOVO

Reflexões à margem

Ciro José Tavares


Os personagens não passam ao esquecimento. Ficam retidos na memória sendo possível imaginar as aparências, o modo de caminhar e os sonhos.

Jansen Leiros, com seu estilo fácil e pedagógico, sustentado pelos fios da ciência e caminhos metafísicos, devolve-me ao universo ficcional de Arthur Clarke.

Estar em Amuna Khur é como se estivéssemos em Rama, do outro lado do céu, ouvindo as canções da terra distante. Morya, que nos leva a um dos satélites de júpiter, e Heloin que nos recebe como um pai e nos diz adeus suspenso no ar com sua luz prateada, confirmam a possibilidade de nossa ressurreição como homens novos, capazes de transpor os obstáculos da forças envolutivas, tão presentes nos dias atuais, retrato dos seres humanos como grandes ou maiores predadores na face do planeta azul.

Arthur Clark admite que não estamos sós no universo e Jansen, material ou espiritualmente, está filiado à corrente do escritor inglês. Ao longo do tempo, mergulhado na minha paixão pelo mito, tenho refletido sobre nossos destinos, depois que o Pai do Tempo, para usar a expressão do poeta alemão Hölderlin, solicitar nossas presenças para prestação de contas. E como acredito que na vida nada é ocasional e tudo determinado estou certo que, de alguma forma iremos muito mais longe, aqui ou viajando pelas estrelas. A perfeição da máquina humana, examinados os aspectos anatômicos e fisiológicos, conduz nosso raciocínio lógico, à admissão de ser pouco provável termos sido criados para existência tão curta. Quase ao final, Jansen adota esa diretriz ao abordar o triângulo Heitor, Eline e Luíza Helena. A tragédia acabará por uni-los, corroborando a sentença: “Em nossas veias corriam o mesmo sangue. Enfim, somos irmãs desde priscas eras”.

Há um detalhe na obra de Jansen que deve ser enfatizado. Ele conduz o texto como se maestro fosse regendo uma sinfonia, indo, inesperadamente, do adágio ao andantino, focado detalhes, diminuindo ou elevando no momento preciso a sonoridade para dar ritmo ao texto.

Minha observação resulta do hábito na composição poética e, para exemplificar, transcrevo o poema final da sinfonia Hubble, inserido no meu livro As elipses de Phoenix:

Na viagem, procurando portas do outro lado do céu,
Seguimos inexorável trajetória sem saber
Se estamos adiante ou se voltamos.
Vamos bêbados na beleza do mistério.
Submersos no oceano circular refletido
Em fragmentos ofuscantes
De espelhos inclinados.
Precisamos sempre e sempre mais,
De energia para impedir que os cosmos desmoronem,
Regressando ao buraco negro do principio.
Antes da atualidade no futuro,
Nada resta físico. A lembrança permanece
E o sol terá sido lendária máscara
Dourada da infância, explodida na galáxia,
Reduzindo a espera da fuga acelerada.
Na viagem ao céu do outro lado das estrelas
Será doce ouvir bandurras programadas
Despertando antigos sons das gestas,
Enquanto tristes mapeamos nos computadores
A ressurreição do espaço descoberto
Através das vigias ovaladas da nacela.
Navegamos insensíveis,
Noite adentro, que nos ronda
No ritmo dos acordes
Compassados
Da invisível mão
Que move a mecânica celeste

Nenhum comentário: