segunda-feira, 9 de maio de 2011





Jansen Leiros - O Literato

Suas Obras



Este ensaio de Jansen Leiros é sua estreia como escritor. Escritor ainda imaturo, porém, sob boa influência dos amigos espirituais. Nesse trabalho Jansen já demonstra que identificara o norte da vida. Ao concluir a orelha desse livro Paulo Lopo Saraiva externou: “O livro de Jansen Leiros terá a maior receptividade não só nos meios literários, mas sobretudo na convivência daqueles que buscam mensagens de fé para sacralizar a vida. A reflexão, sem dúvida, influirá na mudança das pessoas e só pela modificação pessoal chegar-se-á à mutação coletiva. Em “FRAGMENTOS DE REFLEXÕES”, Jansen Leiros confirma todos os seus atributos pessoais: exímio escritor; profundidade no conhecimento das máximas espiritualistas;”
Nossos agradecimentos ao ilustre prefaciador desse trabalho.


Os “contos do entardecer”, De Jansen Leiros, associam uma visão espiritualista a uma preocupação ética, que os tornam verdadeiros ensinamentos existenciais. Ressalto a limpidez da frase, a simplicidade do estilo, o despojamento da forma, em proveito, talvez, da densidade da mensagem transmitida. São qualidades valiosas em obra que se propõe a influir no comportamento do leitor. Assim se expressou Valério Mesquita ao tecer considerações sobre esse livro, concluindo a leitura é amena e rica de reflexões que mais poder-se-ia exigir de um livro? A beleza talvez, pois o livro de Jansen, a beleza é toda espiritual.Meus agradecimentos ao confrade Valério Mesquita


O conto tem tido em nossos dias um lugar de destaque entre as modalidades de expressão literária. Acentuado pelos novos espaços fotomontados ou puramente estilísticos, não podemos deixar de ressaltar a grande contribuição de Guimarães Rosa com sua Saga/rana de novas palavras ricas de conteúdo, ou de um Dalton Trevisan que tanto marcou a minha geração com um estilo próprio, incisivo e renovador. Registre-se um Samuel Rawet e tantos outros mais que têm procurado na valorização do cotidiano uma linguagem nova perpassada pelo frêmito da vida.


Não há pretensões propriamente literárias, em sua obra – já o dissemos- não obstante o artesanato formal, o ritmo de suas frases, a correção da linguagem empregada. Méritos seus, únicos- a “copidescagem” que nos atribui, resta como coisa irrisória, mínima. O excepcional relevo, o singularismo deste escritor não estreante é o testemunho de sua fé. E triste do homem que, por covardia, por comodismo, ou por interesses espúrios abdica de suas ideias. Como triste, também, daquele que não atinge a coragem de rever sua posições diante da vida: o que, constatando-se radical, dogmático, maniqueísta, não saiba se impor num novo rumo. Assim se expressou a escritora Edna Duarte, a quem agradeço de coração.


A ficção de Jansen Leiros tem a verdade que caracteriza os romances que nascem a partir de personagens reais, mergulhados na realidade nordestina.
Jansen vai costurando a verdade da saga de Romão com as verdades de sua ficção autêntica, completando as cores e os tons de uma aventura provinciana, mas universal. Mas a universalidade de seu romance burla, os limites naturais e geográficos rompendo as barreiras da província
Que Romão possa continuar a sua saga. Agoranos olhos e na emoção dos leitores de Jansen Leiros. Que é um Romão na saga de cantar a sua terra com o mesmo espírito elevado de sempre. Tão alto e tão Macaíba como os maicaibenses de sua infância. Vicente Cereja.



Belíssimo romance espiritualista de JANSEN LEIROS, que nos narra a história de duas almas gêmeas e o “karma” que rege evoluções.
O romance de leitura agradabilíssima, desenvolve –se através de vários contos (romanceados) ao longo dos séculos, envolvendo trechos das histórias da Península Ibérica e do Brasil, sob um prisma espiritualista, o que torna o livro muito interessante, também, sob esse aspecto.
Jansen, que conheço há trinta anos , é um filósofo, muito mais que escritor—e não escreve por escrever— pois deseja transmitir a seus leitores sua mensagem de bondade, de fé em Deus e esperança na evolução do mundo,através da purificação dos espíritos nas diversas passagens terrenas. Adágio . . .Inesquecível. Principe Dom Eudes.




Em Sonata do Alvorecer de Aquárius, as lições de vida são magistrais. Prefaciando o livro, o professor Jorge Andréa diz que “Toda a construção das idéias reflete impulsionamentos para o conhecimento e educação espiritual. Com sua robusta intelectualidade, Jansen Leiros causa encanto como manipula as palavras e frases: isto dá certa originalidade ao assunto em pauto pela exposição da forma “Sobre o mesmo trabalho, diz o Professor Reynaldo Leite: “Sonata do Alvorecer de Aquárius é obra para ler-se estudando, pois que nas estrelinhas é que no nobre Autor muito leciona”.Rinaldo Leite.





Daphne, é um livro que foge aos mecanismos dos demais psicografados por jansen Leiros. Enquanto os antecedentes são fruto de prévia inspiração, com psicografia que se seguia com fluência este teve seu despertar através de uma conferência, onde a escritora psicografa Marilusa Vasconcelos pictografou uma foto de Daphne onde estava escrito: “Jansen, conte minhas estórias” , depois desse fato a própria Daphne ditou quatro de suas encarnações cujos motivos causais desse seu último desencarne estavam inseridos no contexto dessas estórias narradas no estilo de romance, cuja primeira edição foi esgotada em 2 meses.


A tese defendida é o grande anelo do contexto deste livro. “Garimpando a luz”, também, um agradecimento pessoal a três grandes amigos, os quais sempre me culminaram cm apoio incondicional, com injeção de ânimo nos instantes de insegurança, com puxões de orelhas nos momentos críticos de minhas inferioridades, e com muito amor ao longo dos milênios: Auta de Souza, cujos dotes espirituais me enternecem, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, a quem respeito e admiro, e de quem sou eterno liderado e aquele a quem outorgam a responsabilidade de me orientar nesta existência, alma pura e paciente, sereno e doce, envolvente e sincero, a quem, carinhosamente, chamo de Herculano. Assim, este livro é de vocês. Façam dele bom uso.


Foi com imensa alegria que recebi o convite do amigo JANSEN LEIROS para prefaciar seu mais novo livro “Aleluia do Homem Novo”.
A leitura do livro me encantou. É uma obra de ficção pontuada de sensibilidade. A mente humana é povoada por uma fauna exuberante de crenças, opiniões e sentimentos. Conhecemos ais sobre o mundo físico que nos cerca do que sobre nós mesmos. Você, leitor, irá perceber isso lendo o livro.

O trabalho de Jansen é de tamanha espiritualidade que, se receio de erras, admito que seu grau de aprimoramento do assunto expande-se como o universo e o astro que o ilumina é nascente apenas nas cores de sua tela, pois próximo está de alcançar o zênite. No diálogo fraterno, por exemplo, estabelece a similitude com a passagem bíblica, no livro do Êxodo. O Noé divino “eu sou aquele que é”, segundo a revelação do Pai do Tempo a Moisés, líder dos israelitas, é absorvido integralmente por Plathus que confirma ser Deus a “inteligência suprema, essência da vida e causa primária de todas as coisas”. E a conclusão é alcançada sem recorrer às habituais e envelhecidas práxis teológicas, muitas vezes nebulosas, plantando mais dúvidas ao contrário de esclarecer.

Nenhum comentário: