sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Planejamento estratégico e interação

As empresas modernas estão-se alinhando num processo relativamente cauteloso, porém contínuo, no sentido de buscar melhores conhecimentos sobre as técnicas de planejamento estratégico.
A razão principal dessa busca diz respeito à necessidade de cada empresa de adequar-se, no campo competitivo, para o enfrentamento na disputa dos mercados.
Stricto sensu, planejamento estratégico é um processo ou um mecanismo gerencial, com caráter sistemático, que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas do segmento a que pertence a emprersa, bem assim a evolução esperada.
E, ajustando-se a essa linha de pensamento, cada gestor carece de proceder a dignósticos no corpo de sua empresa, definindo os perfis de quantos a compõem, isto é, dos colaboradores existente. Traçar os perfis adequados à execução da estratégia. Cotejar os existentes em razão dos necessários e, efetivado esse trabalho de seleção, capacitação, qualificação (com ou sem, necessariamente, habilitação) e, definidos os objetivos da estratégia escolhida, partir para a execução de seu PLANEJAMENTO.
Em outras oportunidades, falando sobre esse mesmo tema, já dissemos que, no decorrer deste processo, é realizada uma análise sistemática dos pontos fortes e fracos da empresa, e das oportunidades do meio ambiente com o intuito de estabelecer os objectivos, as estratégias, assim como ações que possibilitem um aumento da competitividade. Nesse momento do início da execução, há de se pensar, de maneira muito técnica, no mecanismo da interação dos colaboradores, dos setores que compõem a empresa, sob pena de todo o planejamento traçado, colocado na prancheta, não alcançar os fins desejados.
É que a interação impõe o ajuste dos valores pessoais, pois implica em relação humana, na compreensão, no desejo de ajudar, de acertar, de trabalhar em conjunto. Tudo em razão de uma bandeira erguida em favor da empresa. É o vestir da camisa, formando uma unidade, conjunturalmentre coesa.
Uma gestão bem orientada, há de considerar premissas básicas que devem ser respeitadas, a fim de que todo o processo tenha sustentação e mecanismos de coerência palpáveis.
Cabe ao gestor, dirigente do procedimento estratégico, fixar o elenco das orientações definidas para que sua empresa possa modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição face à concorrência.
O gestor há de estar consciente de suas ferramentas de apoio à gestão da qual é o timoneiro, visando o desenvolvimento futuro de seu empreendimento, especificando a forma, a maneira e o tempo necessário à sua execução.
Para tanto, o gestor deve tornar realidade alguns pressupostos impressindíveis ao seu comando, tais sejam:
· Que todos estejam envolvidos e que possuam uma visão global do planejamento estratégico.
· Que todos devam estar motivados e que entendam seu papel no planejamento estratégico.
· Que todos devam entender os conceitos contemplados no planejamento estratégico.
Assim, todo aquele que deseja ou sonha modernizar sua gestão, há de mergulhar fundo no estudo desses mecanismos que se estruturam em estratégias programáticas, tendo como objewtivo principal o alcance da excelência da gestão.

Jansen dos Leiros

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